Número de visitas

terça-feira, março 13, 2007

Puberdade

Ao componente biológico das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade não é, portanto, sinónimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.

A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais frequentemente entre 9 e 13 anos e no sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversos sectores do organismo, porém as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao aumento de altura e peso e à maturação sexual.

Estas características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos. Elas podem ser quantificadas e classificadas através de avaliação clínica (tabelas de crescimento, critérios de Tanner), exames laboratoriais (dosagem de hormonas, radiografias) e data da primeira menstruação. Entretanto, estas características não são imutáveis, pois podem ser modificadas ou interrompidas por factores ambientais, incluindo situações de stress (medo, ansiedade, depressão, perdas afectivas), actividade física intensa, desnutrição ou uso de substâncias químicas lícitas ou não.



Considera-se como puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas meninas ocorre antes dos 8 anos e nos meninos antes dos nove anos.

1 comentário:

CDAD disse...

Olá:
Visite meu blog, que estarei colocando um pequeno passo a passo sobre trocar o header por outro. Abraços.

Humor-Video

Puberdade Sida Sexualidade Indirectas